BLOG

Madeiras para construção civil, qual tipo usar?

Diante de uma gama de madeiras disponíveis atualmente, confira qual é melhor para cada tipo de construção

Ao iniciar uma obra diversos fatores são levados em consideração, tanto no método construtivo, quanto nos materiais que serão utilizados. Entre eles, um tipo de material muito procurado é a madeira, por possibilitar diversas vantagens, como conforto térmico e isolante acústico, além de ser relativamente mais econômica que os métodos tradicionais de construção, por utilizar menor quantidade de água e menos desperdícios de materiais. 

Dentre suas vantagens estão melhores acabamentos e grande durabilidade, além de simplicidade e elegância. Mas em meio a infinidade de madeiras disponíveis, existem aquelas que são especiais para cada tipo de construção. 

A madeira pode ser utilizada na edificação, de forma definitiva ou provisória, como em estruturas para escoramentos, formas e andaimes ou em estruturas definitivas de vigas, caibros e pilares. A madeira também pode ser aplicada na estruturação de forros e painéis, pisos, assoalhos e tacos.

Para a aplicação de madeiras, existem alguns tipos mais utilizados e indicados, por oferecerem um melhor acabamento e durabilidade, além de serem encontradas com mais facilidade e serem fáceis de trabalhar. 

Para áreas externas e telhados, as madeiras mais indicadas são aquelas que têm maior resistência contra fungos e cupins, tendo uma variedade de formas em sua aplicação. As madeiras mais indicadas são: Ipê, Peroba, Itaúba. 

Ao utilizar como piso, é necessárias madeiras que ofereçam resistência e ausência de odor, muito utilizada em assoalhos e fabricação de móveis podemos encontrar: Peroba-Rosa, Angico-preto, Macacauba, Pau- amarelo e Ipê.

Ao escolher estruturas em madeiras, o indicado são: Eucalipto, Taipa, Peroba-Rosa e Rosadinho. Por serem resistentes a cupins e fungos. Aqui na Madeiras Montano você encontra uma variedade de madeiras para a construção de estruturas, pisos e móveis. Entre em contato.

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Política de Cookies.