BLOG

Descubra de vez por todas diferença entre MDF e MDP

Muito populares na construção de móveis o MDF e o MDP possuem suas diferenças e indicações para cada tipo de utilização 

A madeira é sem dúvida os materiais mais reconhecidos por suas inúmeras possibilidades de uso e aplicação. Seja como parte importante da decoração, utilizada para dar um charme ao revestimento ou até mesmo em diversas funcionalidades como móveis e prateleiras.

Entre os diversos tipos de madeiras encontrados no mercado, podemos destacar o uso popular da MDP e MDF, ambas produzidas utilizando chapas de madeiras reconstituídas, fazendo com que se tornem mais acessíveis ao consumidor, encontradas em diversas cores, além é claro, de sua produção auxiliar na preservação do meio ambiente, por utilizar sobras de outras madeiras que seriam descartadas. 

Qual a diferença entre MDP e MDF?

O MDP e o MDF são dois materiais muito similares, principalmente em suas origens, geralmente criados a partir de madeiras de pinus e eucalipto, ambas possuem um processo de fabricação muito semelhante, em que máquinas especializadas serão responsáveis por pressionar e moldar os materiais em formatos de painéis que por sua vez serão utilizados em diversas funcionalidades de acordo com a sua durabilidade e até mesmo facilidade em manuseio na hora de construir móveis. Mas afinal, qual a diferença entre MDP e MDF?

MDF

Em algum momento você já deve ter se deparado com algum material em MDF, sigla para Medium Density Fiberboard ou se preferir, em português Placa de Fibras de Média Densidade, é um material produzido a partir de fibras de madeira com resinas de origem sintéticas, o que resulta em uma estética bem uniforme ao produto.

O MDF é muito procurado por conta de sua versatilidade ao ser utilizado, permitindo que seja realizado diversos cortes em variadas direções, garantindo maior liberdade e possibilidades ao criar móveis com detalhes em curvas, agregando beleza e qualidade estética à peça criada. 

As suas principais características são a alta densidade e espessura, encontradas em medidas que vão desde 3mm a 60mm de acordo com seu objetivo de uso, o que permite maior estabilidade e aceitação da aplicação de vários materiais de pintura por conta da sua fácil absorção de tinturas. 

MDP

O MDP é a sigla para Medium Density Particleboard ou em português Painel de Partícula de Média Densidade, consiste em um material produzido utilizando partículas de madeira prensadas formando três camadas que caracterizam o produto, a mais grossa localizada no centro, e as outras duas mais finas que formam a superfície, garantindo uma boa estrutura e rigidez, sendo indicado para aguentar grandes cargas de peso. 

Com características semelhantes ao MDF, o MDP possui boa estabilidade e fácil absorção de pigmentação e tinturas, sua robustez se destaca pela durabilidade contra ações normais de uso, como parafusar e desparafusar, martelar entre outros. 

Por conta das suas limitações, o MDP é usado em trabalhos que não exijam curvas e cortes arredondados, sendo aplicado em portas, prateleiras, armários, mesas entre outros. 

Principais características do MDF e MDP

MDF

  • Resistência contra atritos;
  • Indicado para móveis, artesanatos e construção;
  • Encontrado com ou sem revestimento;
  • Fácil de ser trabalhado;
  • Não é afetado em condições de variação térmica.

MDP

  • Estabilidade superior;
  • Material mais leve;
  • Indicado para uso que exijam mais peso;
  • Mais econômico;
  • Maior resistência a água;
  • Maior resistência contra empenamento 

Conheça a Madeiras Montano 

Com mais de três décadas de atuação no mercado, a  Madeiras Montano possui uma variedade de tipos de madeiras para os seus trabalhos, além de disponibilizar tudo o que você precisa em  ferramentas, produtos e acessórios para trabalhos e cuidados em marcenaria

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Política de Cookies.