BLOG

Conheça os principais tipos de porta de madeira

Existem diversos modelos de porta de madeira e materiais disponíveis, porém, cada opção possui suas características, separamos as principais que você precisa conhecer

Quem está construindo ou reformando, com certeza em algum momento ao escolher uma porta nova para o ambiente, acabou se deparando com inúmeros modelos, e nesse momento surge a dúvida. Qual modelo de porta de madeira devo escolher?

Pode parecer que qualquer modelo serve, porém, alguns detalhes como ganhar espaço ou dar um toque a mais na decoração do ambiente, fazem toda a diferença na hora da escolha. 

Para que não tenha mais dúvidas e possa agregar ainda mais valor ao seu projeto e a sua casa, a Madeiras Montano separou algumas dicas incríveis para você escolher o modelo perfeito da sua porta de madeira. 

Hora de escolher a porta de maneira

  1. Porta com Sistema de Abertura Dupla

Com certeza uma porta que agrega valor ao ambiente, a porta dupla é perfeita para ser utilizada em locais onde exista uma ampla entrada. São encontrados com abertura padrão e pivotante. As portas com sistema de abertura dupla, podem ser usadas em ambientes internos e externos, servindo como porta de entrada ou para divisão de ambientes como sala de jantar e sala-de-estar, por exemplo. 

As medidas finais desse modelo são 2,12m altura padrão, variando nas dimensões de largura, sendo encontradas em:


  • 1,24m;
  • 1,44m;
  • 1,64m;
  • 1,84m.

2. Porta de correr

Ideal para quem não possui espaço, mas quer dar um toque de personalidade e modernidade ao ambiente, a porta de correr é uma boa escolha, permitindo ser usada em todos os cômodos da casa. 

Utilizando um sistema de correr com roldanas, que podem ser camufladas ou aparentes, fazendo com que a porta se mova no sentido horizontal pela parede, poupando espaços e ainda contrastando com a decoração. 

A medida padrão desse modelo é de 2,10 mt, sendo encontrado em até quatro tamanhos diferentes de largura, permitindo ainda que existam outras dimensões, porém somente de maneira personalizada. 

  • 62cm;
  • 72 cm;
  • 82 cm;
  • 92 cm.

3. Porta de giro

Esse modelo é o mais comum encontrado no mercado, são portas simples, que podem ser feitas utilizando:

  • Madeira Maciça, 
  • Oca; 
  • Semi Oca, 

Ficando a critério do local e utilidade para a melhor escolha do material, lembrando que para portas de entrada, o mais indicado são portas de madeira maciça para maior segurança e resistência. Sua personalidade e destaque ficam a critério de maçanetas e acessórios que serão instalados nela. 

Deve ser considerado aspectos como pessoas com problemas de locomoção, que necessitam de aparelhos motores, como andadores, bengalas, e até mesmo cadeiras de rodas, por isso, sua abertura deve ser maior e mais fácil.

Entre as principais medidas que são encontradas no mercado estão:

  • 2,10 x 0,70
  • 2,10 x 0,80
  • 2,10 x 0,90
  • 2,10 x 1,00
  • 2,15 x 1,20

4. Porta Articulada

Esse modelo é ideal para quem possui pouco espaço disponível, também conhecida como porta camarão, ela se dobra ao ser aberta, isso porque é divida ao meio e  utiliza dobradiças e  trilhos que permitem a sua movimentação de maneira horizontal, se encolhendo e dobrando ao final quando está totalmente aberta, poupando espaços que seriam necessários para a porta se movimentar livremente pelo ambiente. 

A Porta Articulada possui a altura padrão de 2,10 mt, o que é diferenciado é a largura que pode ser encontrada suas folhas, sendo as medidas mais utilizadas: 62cm; 72cm; 82cm e 92cm

5. Porta Pivotante

Se você procura modernidade e sofisticação, com certeza vai encontrar na porta pivotante, seu sistema de instalação dispensa o uso de dobradiças, dando lugar a um pivô de metal instalado no centro da porta, que serve para proporcionar a movimentação de abrir e fechar.

Sem dúvidas uma das portas que mais agregam valor ao ambiente, sendo utilizada como porta de entrada proporcionando sofisticação para a casa por conta de sua beleza, imponência e sofisticação.

A Porta Pivotante costuma possuir medidas maiores do que as portas comuns, devido a isso, que esse modelo é mais instalado em imóveis com amplo espaço. Entre as dimensões encontradas no mercado temos a altura padrão de 2,10m e variando sua largura, sendo encontrada nas medidas de 1m e 1,10m e 1,30m.

Conheça a Madeiras Montano

Com mais de três décadas de atuação no mercado, na Madeiras Montano você encontra tudo o que você procura em madeiras, desde diversos modelos e tipos de portas, sejam elas indicadas para entradas ou para outros cômodos, além de materiais de acabamento e cuidados para a manutenção e maior vida útil de seus móveis. 

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Política de Cookies.