BLOG

Colas de madeira, conheça o melhor tipo para a sua necessidade

Ao trabalhar com reparos e construção de móveis a cola de madeira é um dos itens fundamentais que proporcionam durabilidade e bom acabamento ao produto, mas para isso é necessário conhecer a cola correta para a sua necessidade

Quando se trabalha com objetos de madeira, seja para construção de um móvel ou um reparo, a cola de madeira é utilizada como um material chave para esse tipo de atividade. 

Para que o trabalho saia como planejado, hoje o mercado oferece diversos tipos de colas específicas para cada material, tendo a qualidade e durabilidade esperadas.  A seguir vamos falar sobre as principais colas para madeira disponíveis e suas especificações.

1 - Hide Glue

A hide glue não oferece grande resistência à água, sendo utilizada principalmente em restauração de móveis. Pode ser encontrada em forma líquida ou em grânulos que são necessários que sejam preparados junto com água. 

2 - Acetato de Polivinila (PVA)

O PVA é um produto de fácil manuseio e resistência, seu uso é indicado para materiais que sejam porosos, por possuir uma composição com água a peça só será fixada completamente quando a água evaporar por completa e a cola ficar seca. Porém, por conta disso, não é indicado para a utilização em materiais que ficaram expostos a umidade. 

3 - Cola Termoplástica

Popularmente conhecida como cola quente, sua aplicação é considerada versátil, sendo compatível com uma gama enorme de materiais. Porém, sua utilização não é recomendada para superfícies lisas ou expostas a altas temperaturas. 

4 - Cianocrilato

Conhecida também como supercola, tem a sua colagem de forma praticamente instantânea, sendo utilizada principalmente em madeiras. Por possuir grande durabilidade quando seca, pode ser frágil a grandes impactos, sendo muito utilizada de forma temporária apenas para fixar peças enquanto está manuseando outras. 

5 - Poliuretano

Muito indicada no preenchimento de vãos e espaços em uma peça por se expandir durante a secagem que ocorre de maneira rápida, se tornando firme e resistente a ações da água. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre cada tipo de colas de madeira mais utilizadas, ao aplicar certifique o objetivo e o local que será exposta, levando em consideração o tipo de madeira, umidade e condições climáticas.

Aqui na Madeiras Montano temos todos os tipos de madeiras para diversas utilidades e especificações.

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Política de Cookies.