BLOG

4 dicas incríveis de como ter uma horta caseira

Cultivar  sua própria horta caseira é uma ideia fácil e incrível para quem deseja ter sempre alimentos saudáveis e frescos à mão 

Uma vida saudável e livre de alimentos expostos a agentes químicos como agrotóxicos vem ganhando cada vez mais o gosto popular, e uma boa pedida para isso são as hortas caseiras. O cultivo de hortaliças se torna um incentivo para uma alimentação mais saudável, tanto para adultos quanto para crianças que podem se sentirem motivadas a consumir os alimentos que elas mesmas ajudaram a plantar. 

Não somente como alimento, a horta caseira é uma ótima atividade sendo relaxante, e ensinando as crianças como funciona todo o processo de cultivo, além de responsabilidade e cuidados para o plantio. 

Para quem ainda não está familiarizado com plantações ou possui pouco espaço, uma boa dica é iniciar plantando temperos, fáceis e que exigem pouco tempo, logo você já terá diversos ingredientes deliciosos e sempre frescos para usar em suas receitas. 

Separamos ideias simples desde os melhores lugares para plantar, até as melhores hortaliças e cuidados, para você se inspirar e começar a cultivar a sua horta agora mesmo!

Onde Plantar: 

Caixas de Madeira

Espaçosas, baratas e de fácil acesso, as caixas de madeira ou caixotes feitos de paletes são uma ótima escolha para iniciar a sua plantação. 


Horta vertical 

Esta com certeza é a melhor escolha para quem mora em apartamentos, ou que deseja criar uma horta mais moderna. Esse modelo de horta aproveita o espaço das paredes para a plantação, sua estrutura em madeira de diversos formatos, desde o tradicional entrelaçado, escadas, cavaletes entre outros suportes que recebem inúmeros tipos de vasos e plantas, criando um ambiente aconchegante e versátil. 


Floreiras

Feitas em diversos tipos de madeira, as floreiras além de espaçosas ainda são muito charmosas, conseguindo assim um ótimo lugar para iniciar uma horta mais compacta, ideal para quem dispõe de pouco espaço. 


Canteiros de madeira

Essa dica é para quem possui um espaço amplo, muito semelhante ao uso de caixotes os canteiros podem ser construídos utilizando vários tipos de madeira, diretamente no chão, criando assim um ambiente versátil para a plantação de diversas hortaliças diferentes, além é claro, de proporcionar um local muito mais bonito. 


O que plantar?

Ao iniciar a sua horta, existem alguns temperos que são os mais fáceis de serem cultivados, além de muito saborosos e deixam o ambiente com um aroma incrível. 

  • Alecrim;
  • Salsa;
  • Coentro;
  • Manjericão;
  • Cebolinha
  • Hortelã 

Cuidados básicos
Apesar de muito simples de serem cultivadas e cuidadas, as hortas necessitam de alguns cuidados básicos para que estejam sempre saudáveis e lindas o ano todo. 

  • Escolher um local arejado e bem iluminado, principalmente pela luz da manhã e da tarde;
  • Retire sempre galhos e folhas secas, velhas ou com aspecto apodrecido;
  • Use um vaso para cada tipo de planta que será cultivada;
  • Regue constantemente, porém nunca deixe a terra encharcada. 

Incríveis essas dicas, não é? Que tal colocar em prática agora mesmo, e começar a cultivar hortaliças e temperos saborosos para as suas receitas? Na Madeiras Montando você encontra os mais variados tipos de madeiras e itens para montar do seu jeito, além de materiais de acabamento e cuidados para maior vida útil de suas peças em madeira. 

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Política de Cookies.